top of page

MODALIDADES

KUNGFU TRADICIONAL

 

O KUNGFU FEI HOK PHAI descende genealogicamente dos estilos HUNG GA e HUNG TAO TCHOY MEI GA. Foi introduzido no Brasil  pelo Grão-Mestre CHIU PING LOK, quando de sua chegada ao país, no ano de 1961, fazendo parte de um grupo seleto de estilos oriundos da China e cadastrados em seu país de origem. 

 

É baseado principalmente nos movimentos da garça e do tigre, dentro da linha Shaolin do Sul, proporcionando o aprendizado do manejo de armas típicas tradicionais chinesas como espada, lança, bastão, facão, punhal, bastão articulado em duas e três partes, corrente, leque, etc.

 

Caracteriza-se pelo uso combinado de movimentos e técnicas corporais que favorecem o desenvolvimento psicomotor e a saúde como um todo, incluindo exercícios de alongamento, extensão, respiração,  fortalecimento e aprimoramento da resistência, equilíbrio, velocidade, coordenação motora e agilidade física e mental do aluno.

DANÇA DE LEÃO

 

A Dança de Leão e do Dragão são divertimentos populares que se realizam em todas as festividades, principalmente no ano novo chinês, que é comemorado com a chegada da lua cheia, depois do dia 21 de janeiro.

 

A Dança de Leão remonta há muitos séculos e atualmente é realizada com o  intuito de trazer sorte e prosperidade. Existem dois tipos de leão: do norte e do sul.

 

Foi introduzido no Brasil pelo Grão-Mestre Chiu Ping Lok, quando de sua chegada ao país, em 1961.

 

A equipe de Dança de Leão da Associação Central Fei Hok Phai já conseguiu sagrar-se campeã mundial e faz parte da Hong Kong Chinese Martial Arts Association LimitedInternational Dragon and Lion Dances Association Limited (Hong Kong).

 

SANDÁ - SANSHOU 

 

O SANDÁ é uma forma desportiva de combate dentro do WUSHU ou KUNGFU, como é mais conhecido no Ocidente.

 

Diferente do combate tradicional por não empregar técnicas como torções, golpes contra pontos críticos ou vitais (ohos, garganta, joelhos, genitais), o SANDÁ exige técnica apurada, velocidade, preparo físico intenso e a noção exata de equilíbrio e tempo.

 

Na dinastia TANG (618/907), época de grandes batalhas e conquistas, foi necessário estabelecer um método de seleção  dos melhores guerreiros segundo o conceito de luta chamado TALEITAI (luta sobre plataformas), que consistia em combate sem regras e sem limite de tempo, realizado em plataformas de três metros de altura, com a luta finalizada se o adversário caísse ou se perdesse totalmente suas forças. Depois de criados os primeiros regulamentos, e as regras que nortearam seu desenvolvimento, passou a ser utilizado como forma de treinamento na primeira academia militar moderna da China, em Whampoa, na década de 1920 até ser adotado pelo Exército de Libertação Popular da China.

TAI CHI CHUAN

 

Com mais de cinco mil anos de desenvolvimento, o TAI CHI CHUAN hoje é largamente difundido no Ocidente, por apresentar com sua prática regular e constante, excelentes resultados no tratamento e prevenção de várias doenças. Proporciona relaxamento e desenvolve a concentração, atenção, autocontrole e autoconfiança. Melhora a coordenação e equilíbrio.

 

Diminui naturalmente a pressão sanguínea, alivia sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia. Aumenta a flexibilidade, ajuda a melhorar a circulação do sangue nas mãos, pernas e pés. Envolve todos os músculos do corpo e corrige deficiências orgânicas que conduzem ao envelhecimento, evitando a degeneração do organismo. É um exercício respiratório completo, melhora a atividade do músculo cardíaco e permite uma melhoria nas funções do sistema nervoso central. Fortalece os ossos, músculos e articulações.

       WUSHU MODERNO 

Há alguns anos, o governo chinês iniciou estudos para a criação de um esporte típico da China, com vistas a ser incluído  nas Olimpíadas, divulgando os valores culturais do país. Devido ao grande número de estilos existentes, optou-se por uma seleção de técnicas com características do norte, do sul e internos, com o manuseio de armas tradicionais como espada, facão, lança e bastão para formar um novo estilo, próprio para competições, com o auxílio dos principais mestres de KUNGFU. 

 

Os estilos que deram origem ao TCHANG CHUEN/ CHANGQUAN (punhos longos): PEI SHIAU LIN CHUEN (Shaolin do Norte) e CHÁ CHUEN (Mão Muçulmana do Norte). Sua técnica caracteriza-se por movimentos suaves, ágeis, velozes e explosivos. Os estilos que deram origem ao NAN CHUEN/NANQUAN: HUNG JIA ou HUNG KA (família HUNG), TSAI LI FAT ou TCHOY LE FUT  (família TCHOY), HAP ou HAP KA (família HAP) e HUN TCHOU (Cinco Mestres). Sua técnica se caracteriza por movimentos rápidos, potentes, firmes e estáveis, executado com o corpo reto e centrado, com emissão de sons. 

 

O primeiro rascunho das regras de competição surgiu em 1958. Atualmente todas as escolas chinesas tornaram o WUSHU parte do programa de educação física; é ensinado em faculdades e universidades, sendo o mestrado nesta arte criado em 1996. Ganhou espaço mundial em 1990, quando da realização dos Jogos Olímpicos Asiáticos, em Pequim. Neste mesmo ano, foi fundada a IWF - INTERNATIONAL WUSHU FEDERATION, órgão que promove eventos, cursos de especialização para técnicos e árbitros e dirige os destinos deste esporte em todo o mundo.

SHUAIJIAO

 

O SHUAIJIAO é considerado o predecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Os monges de SHAOLIN através de seu estudo, incorporaram grande parte de suas técnicas nas formas (taolu) e desenvolveram um sistema de 18 projeções chamado TSAN I.

 

O SHUAIJIAO foi levado à vários outros países durante a dinastia MING (1368 - 1644) e no Japão, veio a influenciar os antigos estilos de JIU JITSU dos quais evoluiu o JUDÔ de JIGORO KANO. Estas afirmações estão registradas em documentos japoneses como Collection of Ancestors Conversations, vol. 2, Biografia de CHEN YUAN-YUN, responsável por levar as "técnicas suaves" para o Japão, em 1659.

bottom of page